03 setembro, 2014

Rio de Janeiro

Agosto de 2014.

Clique aqui para ver as fotos no Rio de Janeiro

Antes da viagem ao Rio de Janeiro tive uma surpresa, o mesmo voo que iríamos também levaria à cidade maravilhosa o nosso amigo, jornalista e escritor Wilfred Gadêlha. Boa surpresa, pois trabalhei no seu livro “Pesado – Origens e consolidação do Metal em Pernambuco” e não pude ir ao lançamento no Recife, assim não tinha recebido um autógrafo do autor. O autógrafo veio assim que desembarcamos no aeroporto do Galeão no Rio. Junto a assinatura veio a dedicatória “Ao amigo Renato, parte essencial deste projeto pelo trabalho excelente e profissional!”, Bom início de viagem!

Ao chegar ao Rio, ao sair do aeroporto,  ao procurar o hotel nas laranjeiras, uma surpresa, o frio. Não imaginava que pegaríamos temperaturas tão frias ali. Naquele dia fomos ao Leblon e Ipanema e pegamos o maior frio das nossas vidas, até então.

No domingo queríamos ir a Botafogo andar de bicicleta, porém uma informação errada da recepcionista do hotel nos fez perder a parada e assim passamos direto e então decidimos ir às praias novamente. Mas dessa vez foi bem melhor. O tempo não estava nublado, e andamos de bicicleta por toda orla do Leblon e Ipanema até chegar ao arpoador onde ficamos um tempo. Uma surpresa ver que aos domingos metade da pista de carros é fechada para prática de cooper e ainda ao lado fica uma ciclovia e ao lado o calçadão com mais gente correndo.

Domingo à tarde, maracanã e Flamengo, perfeito para quem gosta de futebol. Porém fomos à torcida adversária, a do Sport, pois estávamos com nosso amigo Riquinho e ele, rubro negro pernambucano, fez questão de ir à sua torcida. O Maracanã é incrível, e depois da reforma está muito organizado. Foi ótimo ir ao templo do futebol brasileiro e logo menos de um mês após a final da copa do mundo entre Alemanha x Argentina que foi disputada lá.

Andar de bicicleta foi a melhor coisa que fizemos por lá. Só pensávamos qual seria o nosso próximo passeio ciclístico. Além de andar por Leblon e Ipanema, também andamos toda orla de Copacabana até o Leme, andamos por Botafogo e aterro do Flamengo e demos uma volta completa na Lagoa Rodrigo de Freitas. 7,5 km com uma ótima vista da cidade, passando por locais como a gávea e ainda vi o ator da Globo Reginaldo Faria dando uma caminhada. Andar de bicicleta na zona sul do Rio é fácil e maravilhoso, tem ciclovia para todo canto.

Mas não só andamos de bicicleta, também conhecemos alguns lugares. Fomos a Lapa onde vimos os famosos arcos do bairro e demos uma passada na escadaria de Selarón em Santa Teresa. Fomos ao Cristo Redentor, onde não vimos tanta graça, mas a visão lá de cima é incrível. Visitamos o forte de Copacabana onde havia um ótimo museu sobre os militares no Brasil, além de uma ótima visão da praia.

Mas o melhor local que fomos na cidade foi o pão de açúcar. Fomos num dia frio e nublado de 15 graus. Isso foi ótimo, conseguimos ver o Rio de Janeiro por cima de duas formas diferentes, tudo azul no Corcovado e tudo nublado no bondinho. Lá em cima estava muito frio e o vento dava a impressão da temperatura está mais baixa ainda. Nós falávamos e saía fumaça pelas nossas bocas. A vista de lá ganha fácil a do corcovado, mesmo com a neblina. Foi uma tarde inesquecível.

Sempre achei o Rio de Janeiro um local superestimado, mas vi, senti, vivi que lá realmente é uma cidade maravilhosa e, não só pela beleza, mas por todos detalhes, pessoas, etc. Com certeza voltaremos muito, o tempo todo.